quinta-feira, 18 de março de 2010

A Evolução da Máquina Fotográfica

Máquina Fotográfica, deriva do latim – “camara escura” e, o seu formato deriva das descobertas de Leonardo Da Vinci, o qual foi o 1º a descrever os princípios da câmara escura.

No séc. XIX, os primeiros aparelhos a aparecerem foram de Niepce, Talbot e Daguerre. Eram construídos segundo o princípio da câmara escura em uso depois do séc. XVII. Consistiam em duas caixas rectangulares de madeira que corriam uma na outra para realizar a focagem da imagem, com uma abertura para a objectiva e um lugar para a placa fotográfica.





Em 1923 é inventado o flash por Herald Edgerdon, e em 1994 é invntada a máquina digital.

A 1ª máquina digital possuía, no seu interior, um cartão de memória com 16 Mb, com uma bateria para manter os seus dados gravados.

A máquina digital veio trazer muitas vantagens ao mundo da fotografia, tais como:
 
• Ver a fotografia na máquina, e apaga-la se não gostarmos dela;

• Tem uma melhor precisão da imagem;

• Tem uma maior capacidade de armazenamento;

• Tem a possibilidade de inserir a imagem num computador, e modifica-la num programa próprio.

Desde o início do séc. XX a evolução das máquinas fez-se mais pelo refinamento e aperfeiçoamento do que por grandes invenções.

Destacaram-se nessa evolução a Linhof de 1910, câmara profissional de alta qualidade, e a Vest Pocket Autographic Kodak de 1915, entre muitas outras câmaras portáteis de utilização amadora da Kodak.

Em 1924 surgiu a Ermanox, com uma única chapa fotossensível e com uma objectiva de f2, muito luminosa para a época.



O formato 35 mm (negativos de 24x36 mm) já era usado nas películas cinematográficas e foi aplicado na fotografia em 1921 na câmara Debrie Sept.

Em 1928 a Rolleiflex TLR (uma reflex com duas objectivas gémeas - TLR - "Twin-Lens Reflex"), é colocada no mercado e revela-se desde logo como uma excelente câmara de estúdio.

Os melhoramentos introduzidos nas ópticas das objectivas e a produção em massa de máquinas reflex SLR de grande precisão, a partir das décadas de 50 e 60, com a entrada dos japoneses no mercado mundial, iniciada pela Nikon em 1948, tornaram as 35 mm SLR o modelo mais versátil e popular em todo o mundo, sendo particularmente usadas por fotojornalistas e amadores avisados.

As câmaras de médio e grande formato ficaram essencialmente destinadas à moda, publicidade, retrato e recolha de documentos.

As inovações posteriores em termos de câmaras fotográficas tiveram essencialmente a ver com a evolução das objectivas (zoom), com o avanço dos automatismos das câmaras e fotómetros incorporados e com a introdução do formato APS e do formato digital.

O APS ("Advanced Photo System") foi uma nova geração de filmes (24 mm), máquinas e acessórios, lançada em 1996 pelos principais fabricantes de material fotográfico generalista - Kodak, Nikon, Canon, Minolta, Fuji, Agfa, Olympus e Konica.

O Formato APS combina a química tradicional da fotografia a cores com a tecnologia digital, mas com a massificação da fotografia digital a a partir do início do séc. XXI, tem caído em desuso.

15 comentários:

  1. Adorei esse blog,me ajudou um monte num trabalho sobe evolução das câmeras.Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. queria só avisar que a primeira pessoa a mencionar o principio da camara escura nao foi Da Vinci mas sim o arabe Alhazen no Séc. IV A.C.

    ResponderEliminar
  3. esta informação ajudou-me bastante num trabalhoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo............

    ResponderEliminar
  4. Voces salvaram meu trabalho pra hoje

    ResponderEliminar
  5. Bem, usei num trabalho é ótimo seu blog ,mas acho que ficou meio fora de ordem esse texto

    ResponderEliminar
  6. Há muitos erros de ortografia!!!

    ResponderEliminar
  7. o alquen ki comento ae tem irman os cunhado

    ResponderEliminar
  8. penetra um pênis nessa materia

    ResponderEliminar
  9. Chese Mike crocante de queijo6 de novembro de 2016 às 11:41

    máquinas fotográficas ligeiras

    ResponderEliminar
  10. A MINHA MÃE COZINHA MELHOR QUE A TUA6 de novembro de 2016 às 11:43

    CADA UMA MAIS ISQUESITA QUE OUTRA

    ResponderEliminar